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Todo final de ano, comecinho do outro é a mesma coisa: Todo mundo traçando metas, e isso é excelente, o problema é que a maioria acaba chegando no final do ano sem ter feito, Às vezes, nem metade do que havia traçado como meta e isso se torna uma frustração, e como passar do tempo a pessoa até desiste de traçar metas.
Mas será que eram METAS mesmo? Ou sonhos sem planejamento? E antes de aprofundar em como você deve fazer para realmente ser uma meta quero compartilhar algo com você que escutei outro dia da Maria Eduarda. São 3 verdades, que quero compartilhar com vocês, porque realmente não adianta nada traçar metas e não estar alinhada a esses pilares:
Bom, verdades ditas vamos as metas e aqui você já deve ter ouvido muito sobre a ferramenta SMART, essa ferramenta é voltada para o desenvolvimento de metas úteis em processos, projetos ou negócios. Dessa forma, a definição de objetivos SMART deve obedecer a 5 critérios. Ou seja, ele precisa ser:
Mas como fazer?
Vamos começar com algumas perguntas estratégicas que irão te nortear no seu planejamento anual e começaremos focando no seu faturamento, porque você vai perceber que muitas das coisas que deseja estão vinculadas com o seu poder de compra, ou seja: O quanto está faturando Pegue caderno e caneta e responda:
Qual a meta de faturamento para 2023?
Quais são os serviços/cursos/produtos que eu tenho para vender e alcançar essa meta?
Quantas vendas de cada um eu preciso fazer para alcançar a meta de faturamento que eu tenho?
Como essas vendas serão divididas ao longo do ano?
Você está disposta a fazer o que é preciso para bater essa meta?
Com essas respostas em mão, você tem muita clareza e assim fica fácil criar as ações que você irá fazer para alcançar suas metas. Basicamente, o que fizemos aqui foi pensar no seu negócio, agora é preciso que você estruture a gestão financeira também, ou seja, tenha claro o que é seu, o que é da empresa. Sem essa organização não importa o quanto você faturar, talvez você não veja seu negócio decolar e também não consiga realizar muitas das metas.
Por isso sempre digo: Traçar as metas não é o mais difícil, é preciso fazer o planejamento de marketing para alcançar as metas, organizar financeiramente para ter um negócio realmente saudável e sem contar sua mentalidade, que se não estiver alinhada, no primeiro problema ao longo do ano acaba desistindo de tudo.
E é por isso que junto com a Ana Baksa, no dia 09/01 iremos fazer a imersão Virada Estratégica, um dia inteiro onde iremos te ajudar a definir metas claras, planejar como alcançar, cuidar da sua organização financeira e ainda trazer ferramentas de desenvolvimento pessoal para você se manter focada ao longo do ano. Para saber mais, clique no botão abaixo.